BREVE HISTÓRIA DO VOLEIBOL FEMININO DE RIO DO SUL/SC

Em 2011 Rio do Sul conquistou a Liga Nacional – Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão. Assim garantindo a vaga para a Superliga Brasileira de Voleibol Feminino 1ª Divisão temporada de 2011/12.

Foi então que em 2011 foi plantada a semente do voleibol em Rio do Sul, se tornando uma paixão para toda a região do Alto Vale do Itajaí (Região onde se encontra geograficamente Rio do Sul em Santa Catarina).

Desde então Rio do Sul veio cativando cada vez mais publico e fãs para o voleibol local, na Superliga a equipe de Rio do Sul sempre se mostrou valente e fazendo grandes jogos principalmente diante de sua torcida, segue abaixo mostrada em fotos um pouco da trajetória desta equipe na maior competição de voleibol feminino de clubes do Brasil. Com 7 títulos do Campeonato Estadual Adulto e 6 Títulos do Jogos Abertos de Santa Catarina - JASC. 

Na Superliga de 2017/18 a equipe de Rio do Sul, juntamente com sua diretoria, desistiu de sua participação na competição devido a problemas financeiros.

O nascimento de uma nova Associação para o Voleibol local sai do papel para a realidade. Com a saída da equipe profissional de voleibol de Rio do Sul em novembro de 2018 foi fundada a Esporte Lazer Alto Vale – ELAV, para suprir a necessidade de uma instituição fomentar o voleibol feminino em Rio do Sul e Região, criada para reger nas categorias de base do vôlei feminino.

Fundada por Jeferson Vandresen e José Roberto Moura Neres, com a Missão de Ensinar o voleibol através da metodologia exclusiva agregada a valores essenciais na formação de um cidadão. E a visão de ser referência no esporte, da formação de atletas de base à manutenção das categorias e consolidas a associação no âmbito nacional.

Desde então as equipes de base disputam ligas locais, como Liga Serrana, Liga Catarinense, campeonatos organizados pelo governo do estado, FESPORTE, OLESC e Joguinhos e Jogos Abertos e competições organizadas pela AMAVI.

Já passaram pela Associação cerca de 1200 crianças e adolescentes desde sua fundação, e hoje contamos com uma quantidade de mais de 250 crianças e adolescentes ativas distribuídas em 7 turmas distintas e 3 polos diferentes, com idades entre 8 a 18 anos. Turmas de cunho social, escolinha e rendimentos.

O projeto já teve a felicidade de revelar vários talentos no meio do voleibol, dentre as principais estão:

Taise Martins, Saindo da base de Rio do Sul e passando por Guaraciaba/SC, Araraquara/SP, Arroyo/Espanha, Maringá/PR e Lima/Perú.

Maysa Fuchter Melo, Saindo de Rio do Sul e compondo o a equipe de Nova Trento, um projeto tradicionalista no voleibol nacional.

Brenda Aparecida dos Santos, em 2022 fez parte do elenco da Seleção Catarinense de Voleibol Feminino Sub 19 que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções, e hoje joga na equipe sub 21 do SESI Baurú/SP.

Let's collab!